segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

MAIS UM SEGUNDO EM 2008...


“5, 4, 3, 2, 1, 1, 0!” Será mais ou menos assim que iremos festejar este Ano Novo. Isto se quisermos seguir com rigor o acerto temporal de um segundo que vai ocorrer na passagem de ano de 2008 para 2009, altura em que os nossos relógios terão de ser coordenados com a rotação da Terra.
A idade não perdoa. Nem à Terra, cuja rotação diária tem ficado ligeiramente mais lenta nos últimos anos. Segundo o Observatório da Marinha dos Estados Unidos, “um segundo” foi definido como 1/86.400 de um dia solar. Estudos indicam que só por volta de 1820 é que um dia solar correspondia exactamente a esses 86.400 segundos.
Antes disso era mais curto e a partir daí passou a ser mais longo. Para que este desfasamento não se torne problemático é necessário, por vezes, marcar-passo nos nossos relógios atómicos. O conceito, ao início, pode ser complicado de entender, mas imagine que está numa corrida com o seu avô. A ideia é correr lado a lado, mas o avô, que já não goza da juventude de outros tempos, vai ficando para trás. Desta forma, é preciso fazer um compasso de espera para que ele o volte a apanhar. A metáfora não é genial, mas o princípio é o mesmo que é aplicado à relação entre a Terra e os nossos relógios.(...)

Nenhum comentário: