sábado, 27 de dezembro de 2008

I SIMPOSIUM NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL




Tendências e Desafios para o Desenvolvimento das Organizações


21 e 22 de Janeiro de 2009


ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa


A formação, enquanto factor crítico para a aquisição e actualização das competências, constitui uma alavanca fundamental para o desenvolvimento das organizações e para a qualidade do emprego. Nas últimas décadas, tanto em Portugal como no restante espaço europeu, as estratégias de desenvolvimento sócio-económico têm atribuído uma saliência ímpar à necessidade de se investir nos recursos humanos, em termos de qualificações profissionais e académicas enquanto potenciadores nucleares do aumento da empregabilidade dos indivíduos ao longo da vida e da competitividade das empresas.


A validação dos pressupostos dessas estratégias sugere a necessidade de investigarmos, reflectirmos e discutirmos as “formas, os modos e os tempos” da formação profissional bem como os seus resultados e efeitos sobre a sustentabilidade das organizações, o desempenho e o bem-estar no trabalho. Em sintonia com as mudanças que ajuda a implementar, a formação tem-se revelado muito dinâmica nos seus diversos componentes, com saliência para a sua concepção, gestão, aplicação e integração - organizativa, estratégica e tecnológica - requerida pelos projectos de inovação e desenvolvimento organizacional.


Assim, este Simpósio procura constituir um espaço privilegiado para se debaterem as tendências actuais e os desafios que se colocam à formação no quadro da actual dinâmica das organizações, bem como para reforçar as pontes entre a investigação académica e a prática profissional. Neste sentido, incentiva-se a apresentação de comunicações sobre estudos empíricos, estudos de caso, projectos de intervenção/formação, novas abordagens e técnicas de formação, etc, por parte de académicos e de profissionais da formação / consultadoria.


(António Caetano)

Nenhum comentário: