segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

CENTROS DE FORMAÇÃO VÃO TER DINHEIRO



(...) A formação é um dos parâmetros pelos quais os professores com função de avaliação serão avaliados. Mas a falta de cursos de formação disponibilizados nos últimos anos levou o Governo a permitir a contabilização de acções frequentadas no passado. No entanto, o Ministério da Educação assegura que no próximo ano a reformulada rede de centros de formação terá já a verba disponível para lançar novos cursos.
" Reformulámos o modo de funcionamento dos centros. Estes serão intermediários entre os planos de formação das escolas e os formadores, funcionado como agentes para recrutar formadores no exterior", explicou ao DN o secretário de Estado adjunto. O Estatuto da Carreira Docente determina que os 140 mil professores de escolas públicas terão de obter pelo menos 50 horas de formação, a cada dois anos, para evitarem penalizações na avaliação, mas os centros responsáveis não dão cursos há mais de um ano.

No passado ano lectivo, o Ministério da Educação decidiu extinguir todos os 200 centros de formação de associações de escolas existentes e reduzir a rede através da fusão dos anteriores. Isto numa altura em que já estavam elaboradas as candidaturas ao apoio financeiro do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), que ficaram sem efeito com a reorganização da rede de centros, que deveriam ser homologados até Agosto. Até ao momento, foram registados 92. (...)


Nenhum comentário: