domingo, 14 de dezembro de 2008

CAPACIDADE E COMPETÊNCIA: SÃO A MESMA COISA?



Muitas vezes há uma facilidade de confundir uma capacidade com uma competência. Aqui ficam algumas pistas para a sua diferenciação.
« As COMPETÊNCIAS TÉCNICAS estão relacionadas a INTELIGÊNCIA INTELECTUAL (QI), ou seja, a quantidade de conhecimento formal e académico que o indivíduo conseguiu adquirir (domínio de idiomas, formação académica, domínio de metodologias de trabalho, etc.).

Já as COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS dizem respeito a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (QE), ou seja, o nível de equilíbrio e adequação com o indivíduo interage com o meio em que está inserido. São exemplos de competências comportamentais habilidades como a flexibilidade, criatividade, organização, comunicação, foco em resultados, ousadia, planeamento, administração do tempo, etc.

As COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS tem sido preocupação recente do mercado de trabalho e da educação/formação, que a não muito tempo atrás observava apenas a habilidade técnica do profissional e estudante, mas hoje este quadro mudou e muitos trabalhadores e estudantes, considerados exímios tecnicamente estão sendo desligados das suas organizações e escolas/contextos de aprendizagem em função da falta de COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS.»

(In blog O Processo RVCC)

Nenhum comentário: