terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MAIS DE 40 MILHÕES COM FOME


Os dados da agência da ONU para a Agricultura e Alimentação referem que, em 2007, passavam fome 923 milhões de pessoas e que, neste momento, este número aumentou, contando com mais 40 milhões de pessoas, apesar do preço dos alimentos ter vindo a baixar desde o início de 2008.
«Mais 40 milhões de pessoas juntaram-se este ano ao grupo de subalimentados do planeta, principalmente, devido à subida dos preços dos géneros alimentares, de acordo com as estimativas preliminares da FAO», afirmou Jacques Diouf.

Em Setembro, o director-geral da FAO tinha indicado que, desde que os preços dos alimentos tinham começado a subir, o número de pessoas subalimentadas em todo o mundo tinha registado um acréscimo de 75 milhões só no ano de 2007, ao subir para 923 milhões.
Num comunicado divulgado paralelamente à conferência de imprensa, a FAO advertiu que «isto faz com que o número de pessoas com fome em todo o mundo suba para 963 milhões contra 923 milhões em 2007» e que «a actual crise económica e financeira poderá provocar um aumento de vítimas da fome e da pobreza».
(...)
O director-geral adjunto da FAO afirmou que, para milhares de pessoas, o simples facto de ingerirem uma pequena quantidade de comida para poderem prosseguir uma vida saudável é um sonho distante.
O alerta feito esta terça-feira revela que o problema estrutural da fome resulta de factores como a falta de acesso às terras, o
crédito, o desemprego e os altos preços da comida.
(In Sapo.pt)

Nenhum comentário: