Os professores e supervisores da formação de professores na Finlândia têm a responsabilidade de orientar os estudantes/formandos para os aspectos da sua formação mais orientados para a investigação. (...) O objectivo do processo de orientação é ajudar os alunos a descobrir e explorar os seus próprios recursos intelectuais e torná-los mais aptos a utilizar os recursos do grupo de trabalho com o qual o estudante trabalha (Niemi e Jakku-Sihvonen 2006, p. 37).
Os elementos principais do currículo de formação de professores consistem nos seguintes estudos:
• Disciplinas académicas. Estas podem ser quaisquer disciplinas que sejam ensinadas nas escolas ou estabelecimentos de ensino ou em ciências da educação. Estudos académicos podem ser major ou minors, dependendo da qualificação que está a ser procurada.
• Estudos de investigação que consistem em estudos metodológicos, uma tese de licenciatura e uma tese de mestrado.
• Estudos pedagógicos (min. 60 ECTS) obrigatórios para todos os professores. Incluem também prática docente.
• Comunicação, linguagem e estudos em TIC são igualmente obrigatórios.
• A preparação de um plano pessoal de estudos é um novo elemento dos estudos universitários na Finlândia. A sua função principal é orientar os estudantes para o desenvolvimento dos seus próprios programas e planos profissionais, e orientá-los a alcançar as suas metas.
• Estudos opcionais podem cobrir uma diversidade de cursos através dos quais os estudantes procuram traçar o perfil dos seus estudos e qualificações.
(Hannele Niemi
In Conferência ‘Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da Vida’ 27 - 28 de Setembro de 2007)
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