segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ESCRAVATURA NOS DIAS DE HOJE


A escravatura foi abolida oficialmente em todo o mundo mas continua a ser um instrumento da vida contemporânea "largamente difundido e profundamente arreigado", segundo um relatório divulgado pela UNESCO no seu sítio da Internet.
O documento, com 139 páginas, compara e analisa a situação actual e explora diferentes possibilidades de luta contra a escravatura contemporânea.

Intitulado "Unfinished Business" (Uma questão pendente), o relatório constitui a primeira comparação existente entre os sistemas de escravatura do passado e os casos actuais de servidão humana.
Trata-se de uma obra do investigador britânico Joel Quirk, do Instituto Wilberforce para o Estudo da Escravatura e a Emancipação (WISE), elaborado a pedido do projecto UNESCO "A Rota do Escravo".

O documento começa por definir as diferentes formas de escravidão, fornece dados sobre a sua amplitude, estuda as diferenças e semelhanças entre as práticas históricas e contemporâneas de dominação e analisa as principais circunstâncias históricas que conduziram à sua abolição.
Socorrendo-se de casos registados em Portugal, Estados Unidos, República Dominicana, Haiti e Reino Unido, o trabalho passa em revista as principais limitações de abolição legal da escravatura.

Nas conclusões, sugere possíveis estratégias e recomendações, estruturadas em quatro grandes eixos de acção: educação, informação e sensibilização; continuação das reformas legislativas; aplicação efectiva da lei; libertação e reabilitação das vítimas e reparação das injustiças.

O estudo foi publicado por ocasião do Festival Internacional de Filmes contra a Exclusão e a Favor da Tolerância, iniciado no passado dia 05 e que termina no dia 13, na sede da UNESCO, em Paris.

(Lusa)

Nenhum comentário: