
São os votos do CFIAP!
Espaço para divulgação de informação relacionada com a atividade do Centro de Formação



“saiam do armário”, como pretende Lee Shulman, adquirindo a mesma visibilidade de outros campos de trabalho académico e criativo. E, ao mesmo tempo, é essencial reforçar dispositivos e práticas de formação de professores baseados na investigação. Estas propostas não podem ser meras declarações retóricas. Elas só fazem sentido se forem construídas dentro da profissão, se forem apropriadas a partir de uma reflexão dos professores sobre o seu próprio trabalho. Enquanto forem apenas injunções do exterior, serão bem pobres as mudanças que terão lugar no interior do campo profissional docente.









como um atentado terrorista contra a humanidade. Bruscamente, quebrou-se a relação de confiança que se estabelecera entre o cidadão e o tempo histórico. A sociedade e a história aparecem agora com uma transcendência assustadora, fazendo-nos perder a crença que tínhamos que as nossas acções intervinham - mesmo numa escala microscópica, mas suficiente para alimentar uma crença subliminarmente macroscópica - no curso do tempo.(...)



realizar as colocações cíclicas, pequenos concursos que até agora se realizavam periodicamente todos os anos lectivos para garantir a substituição dos professores que se reformavam ou entravam de baixa médica, por exemplo.
departamento curricular e do director (ou presidente do conselho executivo) são clarificados através da alteração ao Despacho n.º 7465/2008.

centros de formação de associações de escolas existentes e reduzir a rede através da fusão dos anteriores. Isto numa altura em que já estavam elaboradas as candidaturas ao apoio financeiro do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), que ficaram sem efeito com a reorganização da rede de centros, que deveriam ser homologados até Agosto. Até ao momento, foram registados 92. (...)


mercado de trabalho e da educação/formação, que a não muito tempo atrás observava apenas a habilidade técnica do profissional e estudante, mas hoje este quadro mudou e muitos trabalhadores e estudantes, considerados exímios tecnicamente estão sendo desligados das suas organizações e escolas/contextos de aprendizagem em função da falta de COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS.»
O Ministério da Educação deu hoje como encerradas as negociações sobre o modelo de avaliação dos professores para este ano, estando apenas em aberto alterações para os próximos anos lectivos. 



Secundário, estudiosa e divulgadora da Língua Portuguesa, investigadora da sua didáctica, autora de manuais escolares... O seu pensamento, apurado em mais três décadas de ensino, ajuda-nos a perceber os desígnios da educação escolar. 

comunicação (TIC) no 1.º ciclo, em particular do computador portátil Magalhães.
Groening e retrata os comportamentos humanos e a típica sociedade americana através das personagens principais, Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie. A série já originou um filme, que esteve em exibição no ano de 2007 e já recebeu várias criticas pela sátira que protagoniza, uma delas foi pelo recente acto do chefe de família, Homer, que foi às urnas votar em Barack Obama. (...)
quando os pais não impõem limites, raramente usam a punição, evitam exercer autoridade e impõem poucas regras no que se refere ao cumprimento das rotinas diárias, tais como horas das refeições e hora de ir dormir. Esta falta de autoridade vai tendo reflexos cada vez mais graves à medida que a criança cresce e tem consciência de que, faça o que fizer, as consequências serão sempre diminutas.(...)