terça-feira, 25 de março de 2008

QREN: 10 678 CANDIDATURAS AO POPH

Mais de 10,5 mil candidaturas ao Programa Operacional de Potencial Humano (POPH) foram apresentadas durante a primeira fase, que decorreu até ao dia 14 de Março, envolvendo um investimento de 6,4 mil milhões de euros.
Este investimento representa cerca de 73 por cento da dotação total disponível do programa para os anos 2007-2013, sendo ainda reforçado pelos resultados dos concursos que terminam em Abril de 2008.
O eixo 2 - adaptabilidade e aprendizagem ao longo da vida recebeu 37 por cento (4.015) do número total de candidaturas, tendo concentrado mais de metade do financiamento solicitado (54 por cento), com um volume de projectos correspondente a cerca de 3,5 mil milhões de euros.
O eixo 1 - qualificação inicial recebeu 1.324 candidaturas, na sua maioria a concursos abertos ao abrigo das regras do III Quadro Comunitário de Apoio, a que corresponde um montante de cerca de 422 milhões de euros.
No eixo 3 - gestão e aperfeiçoamento profissional registaram-se 2939 candidaturas referentes a um volume de financiamento global de 487 milhões de euros.
O eixo 4 - formação avançada e o eixo 5 - transição para a vida activa, concentraram 10 por cento dos pedidos de financiamento, com 392 milhões e 227 milhões, respectivamente.
No eixo 6 - cidadania, inclusão e desenvolvimento social foram concluídos 2 concursos que envolveram um total de 178 milhões de euros.
Os resultados dos concursos referentes às restantes tipologias deste eixo, juntamente com os do eixo 7 - promoção da igualdade de género, serão conhecidos na segunda quinzena de Abril.
O Eixo 9 - Lisboa agregou 13 por cento das candidaturas, com um volume financeiro solicitado de 1,02 mil milhões de euros.
O eixo 8 - Algarve recebeu 584 candidaturas, para um total de 228 milhões de euros.
O Programa Operacional Potencial Humano (POPH) é um dos três programas nacionais temáticos inscritos no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que constitui o enquadramento para a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal no período 2007-2013.
Com uma dotação global aproximada de 8,8 mil milhões de Euros, dos quais 6,1 mil milhões suportados pelo Fundo Social Europeu, o POPH visa estimular o potencial de crescimento sustentado da economia nacional, contribuindo para superar o défice estrutural de qualificações da população portuguesa.

(in LUSA)

Nota: As candidaturas apresentadas pelos Centros de Formação de Associação de Escolas para a realização de Planos de Formação enquadravam-se no eixo 3. Segundo informações decorrentes de uma reunião realizada a 17 de Março com o ME, as referidas candidaturas não serão consideradas, aguardando-se novas orientações.

Nenhum comentário: