terça-feira, 25 de março de 2008

PARA BAIXAR O INSUCESSO A MATEMÁTICA


As elevadas taxas de insucesso em Matemática à chegada às universidades poderão baixar com uma melhor aprendizagem no ensino básico e professores mais qualificados, sugeriu hoje um docente da Universidade da Califórnia numa conferência em Lisboa.
Para Hung-Hsi Wu, que falava no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) para um auditório constituído na sua maioria por docentes, o declínio da educação matemática escolar "é um problema complexo global sem solução à vista", mas a melhoria da qualidade do ensino deverá ser o começo.
O objectivo da conferência, promovida pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), era apresentar a experiência norte-americana nesta área, já que se registam nos dois países altas taxas de insucesso nas cadeiras iniciais de matemática no ensino superior.
"As causas do declínio da educação em matemática nas escolas são complexas, estando na sua origem múltiplos factores, como mudanças sociais, a deterioração da qualidade do corpo docente, o desajustamento curricular e o enfraquecimento da estrutura familiar", explicou este especialista em geometria diferencial que se tem dedicado à solução do problema do insucesso escolar nesta área.
Na sua perspectiva, "o problema está no ensino básico" e envolve a criação de condições prévias ao aproveitamento escolar tanto da parte dos alunos como dos professores.
"Os alunos precisam de condições de vida familiar estáveis, de espaço em casa para estudar, de encorajamento ao estudo e de vontade para trabalhar a sério", afirmou, aludindo à situação na Califórnia. Quanto aos professores, precisam de melhorar o seu conhecimento dos conteúdos e ajustar a sua transmissão aos alunos.(...)


(Lusa)

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