quarta-feira, 5 de março de 2008

ESTUDO SOBRE A OBESIDADE INFANTIL





Os municípios do Fundão, Oeiras, Montijo, Seixal e Viana do Castelo vão realizar um estudo sobre obesidade infantil, junto dos estabelecimentos de ensino pré-primário e do 1º. ciclo do ensino básico, com vista a uma posterior intervenção integrada para melhorar a situação. O protocolo de cooperação foi assinado ontem entre os municípios, a Universidade Atlântica e o Ministério da Saúde, através da Direcção-Geral da Saúde e da Plataforma Contra a Obesidade.
«A assinatura deste protocolo visa apoiar um projecto de abordagem da obesidade infantil que tem uma vertente de conhecimento da prevalência do problema e dos seus determinantes com base em estudos sobre obesidade infantil a realizar nos referidos concelhos e uma componente posterior de intervenção integrada para melhorar a situação. Este acordo de cooperação / protocolo pretende sensibilizar, de forma activa, a sociedade civil, o sector da saúde e outros para a problemática da obesidade», explicam as entidades envolvidas em comunicado.
O estudo vai ter três fases de implementação, nomeadamente a avaliação do estado nutricional actual da população em análise (contempla as variáveis socioeconómicas, demográficas e ambientais, variáveis cruzadas com a da saúde da população alvo); a intervenção específica e multidimensional na promoção da saúde infantil com abordagem ao sobrepeso e obesidade infantil; e a monitorização e avaliação do impacto do estudo desenvolvido.

A Plataforma Contra a Obesidade prevê estender este protocolo a outros municípios.
Sónia Santos Dias
Sobre o problema da obesidade infantil, é bom que estejamos conscientes de que a escola tem um papel fundamental na educação para a saúde. Há que mudar hábitos e comportamentos… é tudo uma questão de Educação.

Nenhum comentário: