terça-feira, 16 de junho de 2009

RELATÓRIO TALIS


A OCDE considerou hoje Portugal um caso "preocupante" para as "carreiras e vidas profissionais dos professores" por falta de um sistema de avaliação de desempenho dos docentes, segundo um relatório divulgado pelo Ministério da Educação.

A conclusão faz parte do relatório TALIS (Teaching and Learning International Survey) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que fez um estudo comparativo das condições de trabalho e do ambiente de ensino e aprendizagem em escolas de 23 países, que decorreu entre Março e Maio de 2003 e Março e Maio de 2008.

O estudo, realizado com o apoio da Comissão Europeia, abrange 23 países participantes: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica (Comunidade flamenga), Brasil, Bulgária, Dinamarca, Estónia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Coréia, Lituânia, Malásia, Malta, México, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Turquia.
Em cada país, foram seleccionadas, aleatoriamente, cerca de 200 escolas e, em cada escola um questionário foi preenchido pela escola e outro por 20 professores seleccionados aleatoriamente.

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