sábado, 13 de junho de 2009

HISTÓRIA DA @


A primeira vez que se escreveu a arroba (@) foi a 4 de Maio 1536, de acordo com o que noticia a agência «EFE». O símbolo que se utiliza agora em endereços de e-mail foi representado num documento mercantil enviado de Sevilha a Roma.

O
blog Visita Sevilla avançou com a informação do documento que foi escrito pelo comercial italiano Francesco Lapi. «Uma arroba de vinho, que é 1/13 de um barril, vale 70 ou 80 ducados», é, de acordo com o comercial, o que estava escrito na carta.

O documento foi descoberto pelo professor Giorgio Stabile, da Universidade de Sapieza.
A arroba é uma unidade de medida usada até há poucos anos e é a quarta parte de um quintal. A palavra vem do árabe «ar-roub» que significa quatro. A evolução do símbolo começou depois de os monges copistas a passarem para latim, ao escrever «ad», que significava em desenho um «6» reflectido e que se desenvolveu ao longo dos tempos no símbolo que conhecemos.
A relação com a internet tem a ver com o seu significado em inglês «at», tendo sido o símbolo popularizado nos anos 70 quando se inventou o correio electrónico. (...)

Nenhum comentário: