quinta-feira, 18 de junho de 2009

É PRECISO APROVEITAR AS TIC




Os professores devem abrir-se às novas tecnologias e introduzi-las nas suas práticas pedagógicas, para evitar um hiato entre a escola e os alunos, alertou Roberto Carneiro, ex-ministro da Educação, à agência Lusa.
Roberto Carneiro falava a propósito do Fórum de Lisboa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Inovação na Educação, que decorre hoje e amanhã no Centro de Congressos da capital e no qual participa como moderador.

"É preciso que os professores se abram às novas tecnologias, que não tenham medo delas e as introduzam plenamente nas suas práticas pedagógicas, para que não haja um hiato, como se verifica muitas vezes, entre uma escola analógica, do século XX, e os alunos do século XXI", sublinhou.

O professor da Universidade Católica Portuguesa considera que "as novas gerações são nativas da tecnologia, nascem já aptas, não são emigrantes como os mais velhos e não têm grande dificuldade no acesso e uso das ferramentas tecnológicas".

"A questão é se usam as tecnologias de forma regrada, de forma sábia, e se as conseguem aproveitar ao máximo numa perspectiva de aprendizagem, para a educação", acrescentou o docente, que criou e coordena uma variante em Comunicação Digital e Interactiva na licenciatura em Comunicação Social da Universidade Católica. (...)

(In Educare.pt)

Nenhum comentário: