sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

PORTUGAL NO VIRTUAL EARTH


Portugal vai ter brevemente informação geográfica disponibilizada no Virtual Earth, ferramenta da Microsoft para visualização de dados disponível na Internet, graças a um acordo entre a empresa norte-americana e o Instituto Geográfico Português (IGP).
O acordo com a Microsoft «possibilitará pela primeira vez à administração pública portuguesa a utilização desta plataforma para incorporar informação geográfica» explicou à Lusa o subdirector-geral do IGP, Pedro Julião, no Fórum de Líderes das Microsoft, que decorreu terça-feira e hoje, em Berlim. (...)
A inovação consiste, sobretudo, «não no sistema em si, mas na lógica que lhe é subjacente de a administração pública tirar partido dele», disse ainda Pedro Julião.
Para o cidadão comum, também haverá benefícios imediatos e directos, segundo o IGP.
Quem consultar agora o Google Earth ou o Microsoft Virtual Earth, verifica que a informação disponível sobre Portugal não é coerente, há áreas com informação bastante actualizada e muito precisa, mas outras com pouco pormenor, que só permitem uma visão desfocada do território.
Graças ao acordo entre o IGP e a Microsoft, no entanto, os internautas «passarão a ter um conhecimento uniforme e harmonizado de tudo o que existe a nível do país, em termos de exploração de informação geográfica», explicou Pedro Julião.


(in Diário Digital / Lusa)

Nenhum comentário: