quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

CONVENÇÃO DO CONSELHO DA EUROPA CONTRA O TRÁFICO DE HUMANOS




Mais de 600 mil pessoas são traficadas anualmente dentro do território europeu, um cenário que a Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos, que entra em vigor sexta-feira, quer combater.
"Finalmente, a Europa tem uma arma eficaz contra a escravatura moderna", afirmou hoje o secretário-geral do Conselho da Europa, Terry Davis.
O documento é, segundo o secretário-geral, "um marco dentro dos esforços da Europa para bloquear esta situação escandalosa".
Mais de 80 por cento das vítimas de tráfico humano são mulheres e crianças, das quais cerca de 70 por cento são forçadas a prestar serviços de natureza sexual, referiu o mesmo responsável.
Outras vítimas são vendidas para exploração laboral, adopções ilegais e transplantes de órgãos.
"Depois do tráfico de armas e drogas, o tráfico de seres humanos é a terceira actividade criminal mais lucrativa no mundo inteiro", destacou Terry Davis.
"Com a entrada em vigor desta Convenção, esperámos conseguir uma luta mais eficaz contra esta intolerável barbárie moderna, que só pode ser contornada por um esforço colectivo de uma Europa unida", reforçou o presidente da assembleia do Conselho da Europa, o espanhol Luis María de Puig.
A Convenção aplica-se a todas as formas de tráfico de seres humanos, seja nacional ou transnacional, com ligação, ou não, ao crime organizado e a todas as vítimas de tráfico de seres humanos, obedecendo a um princípio de não discriminação.(...)

Nenhum comentário: