quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

2008 É O ANO INTERNACIONAL DA BATATA



Com a entrada do ano 2008, começam as celebrações do Ano Internacional da Batata (AIP), auspiciado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que procurará sensibilizar a população mundial acerca da importante função deste tubérculo na luta contra a desnutrição, a pobreza e a deterioração do meio ambiente.

O Ano Internacional da Batata foi declarado pela Resolução 60/191 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, de 22 de Dezembro de 2005.

Na actualidade, a produção da batata realiza-se no mundo inteiro, sendo a China o principal produtor, acima da Rússia, Europa e Estados Unidos. Dos 315 milhões de toneladas produzidas anualmente, 162 milhões procedem dos países em via de desenvolvimento. Como tal, podemos considerar a batata um alimento vital na luta contra a fome.
A batata deve converter-se num elemento fundamental nas estratégias destinadas a proporcionar alimentos nutritivos às pessoas pobres no mundo inteiro. Entre suas principais características, destaca-se a capacidade de se produzir onde a terra é limitada e a mão de obra abundante.

Nenhum comentário: