quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

OS PORTUGUESES LÊEM MAIS



Dois estudos realizados no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL) mostram que os portugueses estão a ler mais do que há 10 anos e propõem um conjunto de procedimentos a adoptar nos estabelecimentos de ensino.
Segundo o estudo “A Leitura em Portugal”, coordenado por Lurdes Simas dos Santos, verificou-se um aumento do número de leitores de livros na ordem dos sete pontos percentuais (p.p.), enquanto nas revistas e nos jornais o número de leitores cresceu, respectivamente, seis e 20 p.p. Apesar da evolução, Portugal ainda está longe dos patamares europeus, sobretudo no que diz respeito à leitura de livros.
De acordo com a tipologia de leitura, confirma-se que o perfil dos leitores é claramente feminizado, mais escolarizado, mais jovem, com uma percentagem elevada de estudantes.
O estudo “Para a Avaliação do Desempenho da Leitura”, coordenado por Inês Sim-Sim, procurou dar resposta à necessidade de identificação e avaliação dos instrumentos existentes em Portugal para a aferição do desempenho na área da leitura.
Este estudo apresenta um conjunto de procedimentos a adoptar para os estabelecimentos de referencias nacionais de aprendizagem da leitura ao longo dos dois primeiros ciclos do ensino básico.
(in Portal do Cidadão)

Nenhum comentário: