terça-feira, 28 de julho de 2009

AS ESCOLAS E A GRIPE A


Os planos de contingência das escolas devem prever a substituição dos professores infectados pela Gripe A e equacionar a utilização do teletrabalho e de actividades via e-mail, de acordo com a Direcção-Geral de Saúde.
Segundo o documento «Planos de Contingência para Creches, Jardins de Infância, Escolas e Outros Estabelecimentos de Ensino - Orientações para a sua elaboração», citado pela agência «Lusa», o plano deve prever as formas de manter as actividades escolares consideradas essenciais no caso de um elevado absentismo dos seus profissionais.

As escolas devem ainda equacionar «a possibilidade de utilização do teletrabalho», bem como, no que se refere aos alunos, prever «actividades através de e-mail», a fim de reduzir o impacto do absentismo dos professores ou de um eventual encerramento do estabelecimento.
Fonte do Ministério da Educação disse à «Lusa» que estas orientações já foram enviadas para as Direcções Regionais de Educação, que por sua vez as distribuem pelos estabelecimentos de ensino.

As orientações indicam que deverá ser designado um coordenador e uma equipa operativa, que devem trabalhar em articulação com a Unidade de Saúde Pública do respectivo agrupamento de centros de saúde, pais e outras entidades pertinentes.

Nenhum comentário: