sábado, 25 de julho de 2009

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO SERVIDOR LÍDER



Num dia particularmente entusiasmante do Seminário "Culturas de Liderança, de Responsabilidade e de Compromisso", a partir de Robert K. Greenleaf, um conceito de Liderança sedutor - o bom líder é o que transforma o lugar onde estás, ou te leva a um lugar que nunca visitaste - os 10 princípios do Servidor Líder enunciados por Roberto Carneiro:

1. Escuta - a voz interior; as vozes dos outros. Porque só compreendendo o outro é possível agir de forma eficaz.

2. Empatia - perceber o que há de único no outro; colocar-se no lugar do outro para ver a realidade de outro modo.

3. Cura - o líder cura-se a si mesmo e cura as feridas (as dores) do outro; a cura de sentido, da fragmentação... na busca da integridade.

4. Atenção -um desassosego permanente no foco da atenção ao outro (aos outros) porque o outro é uma parte de mim; porque só existimos se morarmos no olhar do outro; porque somos pobres do outro; e a fragilidade é a medida da nossa humanidade.

5. Persuasão - que cativa, convence, mobiliza.

6. Conceptualização - que sonha grandes sonhos; que saem fora do quadrado, do previsível; que faz sonhar os outros.

7. Antecipação - intui o que vem aí; compreende o passado, estuda o presente, constrói o futuro.

8. Direcção - confia e busca um direcção com sentido.

9. Compromisso - com o crescimento das pessoas que estão à sua volta; dimensão pessoal, profissional, espiritual.

10. Comunidade - contrói comunidade; capital social; porque o indivídio sózinho está perdido no mundo; porque temos de andar juntos.



(In Terrear)

Nenhum comentário: