terça-feira, 11 de dezembro de 2007

APRENDER PARA O IMEDIATO

Na minha juventude era frequente ouvir dizer que era necessário estudar para ser alguém na vida. Nessa altura, tanto os pais como os professores e a sociedade em geral tinham a convicção de que havia uma idade para estudar e uma idade para trabalhar.(...)

E hoje? Será que não estamos já noutra época? Segundo Marc Rosemberg estamos a entrar, muito rapidamente, numa nova época: “aprender para o imediato” (learn for now). Na sua conferência, na abertura do eLearning Lisboa 07, Rosemberg defendeu que o desafio que enfrentamos é o de aprender trabalhando. Entramos na época da aprendizagem informal e imediata, que caracteriza a sociedade da informação e do conhecimento. Nesta aprendizagem, baseada principalmente em conteúdos online (estáveis e instáveis) que se aplicam a uma diversidade de situações, a aquisição de conhecimento e de competências ocorre naturalmente com um duplo objectivo: o desenvolvimento da pessoa e a melhoria do desempenho.(...)

Contudo, não tenhamos ilusões, aprender para o imediato pressupõe, antes de mais, que as pessoas queiram aprender. Mas não é suficiente. É preciso, também, que saibam gerir o seu percurso pessoal de aprendizagem, com recurso às novas ferramentas de aprendizagem, de modo a aprender mais rápido.

(Vitorino Seixas in Blog da Formação)

Nenhum comentário: