segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FORMAÇÃO DE PROFESSORES


António Nóvoa no artigo "Para uma formação de professores construída dentro da profissão", avança cinco propostas de trabalho que devem inspirar os programas de formação de professores:

- assumir uma forte componente práxica, centrada na aprendizagem dos alunos e no estudo de casos concretos, tendo como referência o trabalho escolar;

- passar para "dentro" da profissão, baseando-se na aquisição de uma cultura profissional e concedendo aos professores mais experientes um papel central na formação dos mais jovens;

- dedicar uma atenção especial às dimensões pessoais da profissão docente, trabalhando essa capacidade de relação e de comunicação que define o tacto pedagógico;

- valorizar o trabalho em equipa e o exercício colectivo da profissão, reforçando a importância dos projectos educativos de escola;

- caracterizar-se por um princípio de responsabilidade social, favorecendo a comunicação pública e a participação profissional no espaço público da educação.

(António Nóvoa, Para uma formação de professores construída dentro da profissão)

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