terça-feira, 9 de setembro de 2008

ESTUDAM ATRAVÉS DE FOTOCÓPIAS



Alunos do ensino profissional estudam sobretudo através de fotocópias

Os milhares de alunos que frequentam os cursos de ensino profissional estudam sobretudo através de fotocópias e de ficheiros em formato digital, segundo um estudo do Observatório dos Recursos Educativos.
Em Janeiro de 2008 estavam inscritos neste sistema de ensino 120 764 alunos, que representam 40% do total de estudantes a frequentar o Ensino Secundário.

O ensino profissional em Portugal não tem livros adoptados oficialmente, pelo que os suportes usados não são certificados, nem supervisionados.

A não adopção formal de manuais específicos para as disciplinas que integram o currículo dos cursos profissionais é uma das razões encontradas pelos autores do estudo para o uso quase exclusivo de fotocópias como recurso educativo, assim como a pouca familiaridade de muitos professores com as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Segundo os autores do estudo, Adalberto Dias de Carvalho e Nuno Fadigas, esta distribuição de fotocópias (de parte ou da totalidade de manuais escolares) de forma reiterada, não podendo ser considerada como uma utilização livre ao abrigo do uso privado, não pode dispensar o aluno do uso do livro.

"O estudo vem pôr a nu uma prática oculta em que um conjunto de pessoas colaboram num acto pedagógico deformado, socialmente prejudicial, moralmente errado e legalmente ilícito", explicou, em declarações à Lusa, o professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Adalberto Dias de Carvalho.(...)

Nenhum comentário: