terça-feira, 16 de setembro de 2008

DE OLHO NOS TPC


(...) Ajudar ou não nos trabalhos para casa (TPC)?
Eis a questão.

"Quando um professor marca TPC, não deve esperar que os pais possam ajudar na sua realização, já que muitos deles não dominam os conteúdos programáticos". Mas há excepções. Ou seja, há situações que podem ser criadas pelos professores para envolver os pais no momento do estudo lá em casa.
Armanda Zenhas dá alguns exemplos, como pedir para fazer entrevistas aos pais sobre assuntos relacionados com o programa do Meio Físico e Social do 1.º ciclo; recolher provérbios, lengalengas ou contos tradicionais para a disciplina de Português; entrevistar pais ou avós sobre acontecimentos a que tiveram oportunidade de assistir para trabalhos de História; resolver problemas matemáticos a partir das mediações de vários consumos domésticos. "Estes trabalhos valorizam os conhecimentos da família e envolvem-na directamente na vida escolar dos jovens, reforçando os laços entre ela a família", sublinha.

E o que os pais devem fazer quando dominam a matéria? "Devem ter cuidado com a forma como a explicam aos filhos. É preciso não ceder à tentação de quase fazer os trabalhos de casa por eles enquanto vai explicando. É necessário levá-los a pensar e a descobrir por eles". E, antes de tudo, é preciso verificar se a matéria foi estudada de antemão ou se se avançou para a resolução dos exercícios sem a devida preparação. E para evitar que se use o sistema da cópia dos TPC pelos colegas, os pais devem pedir aos seus filhos que tragam sempre os TPC apontados no caderno diário. Basta depois consultar esse caderno para confirmar se os trabalhos anotados estão ou não feitos. (...)

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