quarta-feira, 9 de abril de 2008

PROBLEMAS POR MAU USO DA VOZ


As mulheres são quem mais recorre à terapia da fala por mau uso da voz e compõem também a totalidade de casos de distúrbios da voz devido a factores psicológicos seguidos actualmente no Hospital de Santa Maria.
"Os nódulos nas cordas vocais aparecem mais nas mulheres, quase não se verificam nos homens", disse à Agência Lusa a terapeuta Cristina Villa Simões, do Departamento de Otorrinolaringologia, Voz e Perturbações da Comunicação do Hospital de Santa Maria (OVCHSM), em Lisboa.
Segundo a terapeuta, esta realidade depende de vários factores, entre os quais os hormonais, mas um nódulo deve-se normalmente ao mau uso e ao abuso das cordas vocais.

"As mulheres falam mais, exercem um esforço vocal mais continuado e abusam muito mais das cordas vocais do que os homens", disse, explicando que, por outro lado, e embora esta diferença hoje se esteja a esbater, os rapazinhos são mais atingidos do que as meninas, porque fazem mais esforços vocais nas suas brincadeiras, por exemplo.
"É preciso não esquecer que as cordas vocais são um músculo e um grito mal dado no futebol pode, por exemplo, dar origem a um polipo nas cordas vocais e exigir duas ou três sessões de terapia da fala, uma cirurgia e depois mais sessões de terapia, num número que depende de caso para caso", explicou.
O OVCHSM está ainda a realizar, deste segunda-feira e até 16 de Abril, o Dia Mundial da Voz, rastreios de problemas com a voz, abertos à população em geral.(...)
(Lusa/Fim)

Nenhum comentário: