domingo, 13 de abril de 2008

O MUNDO AO REDOR


O Currículo é determinado pela vida


“Cada professor, ao tentar ensinar qualquer coisa, deveria se fazer esta pergunta: “Qual é a função prática do que estou ensinando, para o momento da vida do aluno à minha frente?” Já imaginou um professor ensinando aos beduínos no deserto a arte de fazer iglus? Ou a arte da pesca? E que dizer de um professor que ensinasse aos moradores das montanhas a arte de navegar?
Anote isso: o corpo não aceita programas de saberes logicamente organizados abstractamente, que não estejam relacionados com o desafio da construção das suas casas. Claro: para os navegadores, seus barcos e o mar são parte da sua casa. Para os que trabalham o solo, suas ferramentas, as sementes e as pragas são parte de sua casa. Para os pintores, as tintas e os pincéis são parte da sua casa. Para quem está doente, o conhecimento do corpo e das poções medicinais são parte da sua casa.
Em resumo: o currículo é determinado pela vida, pelos desafios que se encontram no momento, dados pelo ambiente - os alemães usam a palavra “Umwelt” para designar isso. “Um” quer dizer “ao redor”. E “Welt” quer dizer mundo. “Umwelt” = o mundo ao redor.”
“Animais de corpo mole”, de Rubem Alves

Nenhum comentário: