segunda-feira, 14 de abril de 2008

CENTROS ESCOLARES DE "NOVA GERAÇÃO"





Representando um investimento de 33,3 milhões de euros – comparticipado em 70% pelo QREN –, os novos centros escolares de “nova geração” terão salas de tecnologias de informação e comunicações, computadores e Internet com banda larga em todas as salas de aula, quadros interactivos, bibliotecas, refeitórios e espaços para o desporto.

Durante a assinatura dos protocolos, cerimónia que decorreu em Abrantes, o primeiro-ministro, José Sócrates, referiu que estes centros “promovem a concentração de alunos, restauram sociabilidades, apostam nos professores e qualificam os equipamentos substituindo as cerca de duas mil escolas que o Governo encerrou nos últimos três anos”.

José Sócrates sublinhou que “mais escolas irão encerrar porque a nossa aposta é renovar, requalificar e reordenar a rede de estabelecimentos dos primeiros anos escolares, acabando com escolas com duas, cinco ou sete crianças”.

O Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 é “uma oportunidade decisiva para os próximos sete anos”, para “alavancar a economia portuguesa mas também para melhorar o bem-estar social e construir as novas escolas do futuro”. A construção de centros escolares de nova geração com apoio do QREN é uma “revolução em marcha e para estender a todo o país”, “para acabar de vez com esta nódoa negra em termos de educação que compromete o futuro” de Portugal, acrescentou o primeiro-ministro.

Nenhum comentário: