sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

MAIS SIMPLEX...



A 3.ª edição do Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa é apresentado hoje, 8 de Fevereiro, pelo Governo. No total estão previstas 189 medidas Simplex para 2008, 47% destinadas aos cidadãos.

Uma das medidas em preparação é a criação de um sistema informático que permite marcar consultas de médico de família através da Internet e obter confirmação por SMS. Esta aplicação deverá estar em funcionamento até ao final do ano em todas as unidades de saúde do país.

Na área da saúde está igualmente previsto simplificar a prescrição electrónica de medicamentos para doentes crónicos que sofram de doenças como hipertensão ou diabetes. O objectivo passa por facilitar a renovação das receitas médicas a estes utentes e ao mesmo tempo evitar deslocações aos centros de saúde.

A criação de um Balcão Sénior, onde os cidadãos idosos podem tratar de vários assuntos num único local, neste caso, nas Lojas do Cidadão de primeira e segunda geração, é outras das medidas apresentada hoje.

No sector da construção civil as novidades passam pela criação de mecanismos que possibilitem a instrução do pedido de alvará na hora. O lançamento do Bilhete de Identidade do Imóvel é outro dos objectivos traçados pelo Executivo na nova edição do programa de simplificação.

O balanço do primeiro trimestre do Simplex 2007 aponta para 19 medidas concluídas, seis em atraso e duas parcialmente concluídas, das 27 programadas para esse período.

Segundo a universidade norte-americana de Brown, Portugal ocupa o 2.º lugar europeu, e o 7.º mundial, nos rankings de eficácia em governação electrónica.

Nenhum comentário: