segunda-feira, 23 de março de 2009

RECEITA DO SUCESSO MATEMÁTICA


A obtenção de bons resultados a Matemática depende de «prestar atenção à aula e trabalhar um pouco», defendeu esta segunda-feira a coordenadora de uma prova internacional, a decorrer quinta-feira, com «a maior participação de sempre» de alunos portugueses, refere a Lusa. (...)

«Não é preciso ser-se nenhum génio para se obterem bons resultados a Matemática, basta o mínimo de atenção ao que o professor diz na aula e um bocadinho de trabalho», declarou Ana Maria Almeida, professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), responsável pela organização da prova em Portugal.
O objectivo do concurso é tornar a disciplina popular entre os jovens, afastar «o fantasma de que a Matemática é só para alguns». (...)

De acordo com os índices internacionais, disse a docente, Portugal «continua no baixo da tabela» em termos de resultados de Matemática obtidos pelos estudantes, cenário que, na sua opinião, tem a ver com «uma questão cultural».
Até há algum tempo, «pensava-se que aprender era como respirar, que não implicava esforço», observou, considerando que não só os pais mas também os próprios professores, devido à reforma educativa, «encaravam a Matemática com uma certa retracção». (...)

«A Matemática é um grande jogo, uma espécie de caça ao tesouro, em que a descoberta é um prémio extraordinário, a resolução dos problemas torna-se uma conquista pessoal», afirmou. (...)

Nenhum comentário: