terça-feira, 17 de março de 2009

ÁGUA NUM MUNDO EM MUDANÇA


O mundo «vai enfrentar uma crise muito séria» se os comportamentos de consumo de água não se alterarem, alerta um relatório das Nações Unidas esta terça-feira apresentado no V Fórum Mundial da Água, que decorre esta semana em Istambul (Turquia), escreve a Lusa.

O alerta foi dado pelo Director-Geral das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Koichiro Matsuura, que lembrou que a «inacção já não é uma opção».
«A água precisa de ter alta prioridade. Este relatório faz soar um alarme: se os comportamentos de consumo da água não se alterarem, o mundo vai enfrentar uma crise muito séria», alertou o responsável, lembrando que neste momento existem meios necessários para prevenir essa crise e que no relatório de 348 páginas surgem muitos exemplos de boas práticas que os líderes políticos podem
adoptar. (...)
Ger Bergkamp, director-geral do Conselho Mundial da Água, mostrou-se optimista quanto ao futuro e a importância do encontro, que decorre até ao final da semana em Istambul: «Nós acreditamos que teremos resultados positivos das reuniões a alto nível entre especialistas e governantes que estão a decorrer para desenvolver soluções sustentáveis para o problema mundial da água».

Nenhum comentário: