quinta-feira, 5 de março de 2009

ESCOLA A TEMPO INTEIRO


(...) Eu não sei responder quando me perguntam onde é que, afinal, as crianças devem ficar enquanto a família está ocupada, mas considero que, como sociedade, não estamos a seguir pelo melhor caminho e, nessa medida, temos obrigação de procurar respostas educativas de qualidade, que se articulem com a resposta da escola.

Para isso, acho que é preciso, antes de mais, ter coragem de encarar o problema como um verdadeiro problema, deixando de lado a tendência de o escamotearmos, admitindo que, afinal, entregar as crianças à escola é um mal menor, sobretudo se as actividades que ela proporciona forem “pedagógicas”, permitindo-lhes “crescer” plenamente, ao nível sócio-emocional, cognitivo, criativo, etc. etc., etc.

Deixar as crianças doze horas na escola, todos os dias, por melhor que a escola seja, NÃO é PEDAGÓGICO, nem tem de ser; é apenas funcional.


Helena Damião
Consultora do CFIAP
(Texto integral in De Rerum Natura)

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