quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

MONITORIZAÇÃO DOS GASES DE ESTUFA


No final do mês, a Agência Espacial do Japão vai lançar um satélite para monitorizar os gases com efeito de estufa em todo o planeta, informaram hoje os responsáveis. O GOSAT (Greenhouse Gases Observing Satellite) será lançado a 21 de Janeiro e vai permitir aos cientistas calcular a densidade do dióxido de carbono e metano a partir de 56 mil localizações na superfície terrestre, informou a agência espacial JAXA.

“Para combater as alterações climáticas precisamos monitorizar as alterações na densidade dos gases com efeito de estufa em todas as regiões do mundo”, explicou Takashi Hamazaki, gestor do projecto, orçado em 372,9 milhões de dólares (cerca de 275 milhões de euros). “Mas actualmente existem muito poucos pontos de observação à superfície e estão concentrados em determinadas áreas”. Por exemplo, há falta de locais de monitorização nos países em desenvolvimento.

O GOSAT, previsto permanecer cinco anos em órbita, vai abranger esses países e também a atmosfera sobre os oceanos, recolhendo dados uma vez por mês. As primeiras informações deverão estar disponíveis para os investigadores em Abril ou Maio. Um responsável do Ministério do Ambiente japonês espera que os dados recolhidos pelo GOSAT possam ser incluídos num relatório elaborado pelo Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Alterações Climáticas a publicar em 2014, e que deverá influenciar o futuro das negociações climáticas. “Está aberto ao debate a contribuição destas informações nas negociações para um acordo pós-Quioto”, comentou Toru Hashimoto, do Ministério do Ambiente.

Nenhum comentário: