segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

JOGO PARA ENSINAR REGRAS DA ESTRADA



"Segurarte" é constituído por um tabuleiro gigante, uma cidade em ponto pequeno e tarefas para peões e passageiros. Segurança rodoviária num jogo que estaciona em 30 escolas de Castelo Branco nos próximos três anos.
É um jogo que chama a atenção para vários aspectos da segurança rodoviária. Pode ser montado numa sala de aula ou num pavilhão desportivo para que os alunos aprendam regras importantes.

Tudo começa na casa de partida e até ao ponto de chegada há sinais de trânsito para respeitar, um palco para usar no centro da cidade improvisada, tarefas a cumprir. Chama-se "Segurarte" e coloca pedagogia e arte lado a lado. Duas companhias de teatro da Beira Interior, Quarta Parede e Teatro das Beiras, criaram o jogo, que percorrerá 30 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico de Castelo Branco nos próximos três anos. Mais de 600 crianças são abrangidas por esta iniciativa que se prepara para chegar a vários pontos do país.

A turma é dividida em duas equipas e o lançamento do dado gigante é feito por cada criança que efectua a prova sozinha ou com a ajuda de colegas. O jogo tem quatro partes distintas. Um percurso a pé durante o qual o jogador sai de casa e caminha até à paragem do autocarro. Um outro percurso focado no momento em que se apanha um transporte para chegar à escola. A terceira etapa acompanha a criança que, depois das aulas, vai de bicicleta até ao parque para brincar. E uma quarta parte em que os conhecimentos adquiridos são testados.(...)

Nenhum comentário: