terça-feira, 6 de janeiro de 2009

BOLETIM DOS PROFESSORES


O Boletim dos Professores n.º 13, com um novo projecto editorial e gráfico, dá voz às escolas e aos docentes, dando conta da forma como as medidas de política educativa estão a ser concretizadas nos estabelecimentos de ensino, de norte a sul do país.

O modo como o Plano Nacional de Leitura está a decorrer em três estabelecimentos, desde o pré-escolar ao 2.º ciclo, abre esta publicação, que dá a conhecer os projectos desenvolvidos no Jardim de Infância de Silves, na Escola EB1 de Alvalade do Sado e na Escola EB 2,3 Delfim Santos.

Os resultados das intervenções-piloto em três escolas, no âmbito do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, tem igual destaque neste número, que ilustra, através de fotografias, as intervenções de modernização efectuadas na Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, na Escola Artística Soares dos Reis e na Escola Secundária D. Dinis.

A segunda edição do Prémio Nacional de Professores é o tema do destacável do Boletim dos Professores, apresentando os perfis dos professores vencedores nas diferentes categorias do concurso: Jacinta Moreira na categoria Prémio Nacional de Professores, Afonso Rema em Prémio de Mérito Carreira, Carlos Pinheiro em Prémio de Mérito Inovação, João Paulo Mineiro em Prémio de Mérito Liderança, e José Rocheta em Prémio de Mérito Integração.

A evolução positiva do ensino especializado da Música, que conta neste ano com mais 8000 alunos, é abordada em complemento com o testemunho da Academia de Música e Dança do Fundão.

O desenvolvimento do programa Competências TIC, que prevê a certificação de 90 por cento dos professores até 2010, é outra das temáticas seleccionadas num número que também incide sobre o programa de Estágios TIC.

O balanço da iniciativa Novas Oportunidades ocupa a contracapa desta publicação, com a defesa deste “movimento social” a favor da qualificação, que permite uma nova oportunidade de aprendizagem e de aumento de qualificações.

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