sábado, 9 de agosto de 2008

PIMENTAS...


Já todos tivemos a sensação de comer aquela comida que "não está tão apimentada" e fomos punidos com uma sensação horrivelmente boa de ardência. Esta sensação é causada pela interacção de uma molécula presente em volta das sementes das pimentas, a capsaicina, com os nossos receptores sensoriais.
Os sensores activados pela capsaicina, no caso, são os responsáveis por codificar sensações de queimaduras e abrasão, explicando a nossa reacção em resposta à ingestão de pimentas. Além disso, uma pesquisa publicada recentemente no Journal of Biological Chemistry, sugere que, além do efeito sensorial, a capsaicina induz a geração de calor por músculos. Ela faz com que as proteínas quebrem moléculas de energéticas, os ATPs, sem gerar trabalho, somente calor.
Este efeito deve contribuir com as sensações causadas pela pimenta. O engraçado é que as aves não são afectadas pela capsaicina, apenas os mamíferos. Isso pode ser uma estratégia para evitar que as sementes das pimentas sejam ingeridas por mamíferos. Por que seria favorável às pimentas serem ingeridas apenas por aves? Simples: o sistema digestivo dos mamíferos destrói as sementes das pimentas, enquanto o sistema digestivo das aves as mantêm intactas!
Uma última curiosidade: a capsaicina não se dilui bem na água, por isso tomar leite, que possui um teor mais alto de gorduras, deve ajudar a combater a ardência de certas comidas. (...)

Nenhum comentário: