sábado, 16 de agosto de 2008

HOJE É DIA DE ECLIPSE DA LUA


Duas semanas depois do eclipse do Sol (que Portugal não viu), é a vez de a Lua escurecer. E, desta vez, os portugueses vão poder assistir. O fenómeno inicia-se às 20.36 e a fase máxima ocorre às 22.15. Há vários sítios do País em que é possível fazer observações orientadas por astrónomos.

Ao contrário, porém, do que aconteceu no dia 21 de Fevereiro, em que o eclipse lunar foi total, o que hoje acontece a partir das 20.36 é parcial, com cerca de 80 por cento da Lua a ficar na sombra projectada pela Terra sobre ela. "Durante a fase máxima do fenómeno vai continuar a ver-se uma pequena parte da Lua, com o aspecto de uma bananinha branca em cima", explicou ao DN o astrónomo Máximo Ferreira, que hoje orienta no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, na Rua da Escola Politécnica, uma actividade de observação do eclipse, em que haverá telescópios e a explicação do fenómeno, com direito a perguntas.

Certo como um relógio, o satélite natural da Terra vai assim tornar-se uma vez mais uma bola avermelhada no céu (embora com a tal pequena zona branca). Estes eclipses, como é o caso deste, acontecem sempre em noites de Lua cheia e sempre duas semanas depois de ocorrer um eclipse do Sol - como o que foi visível na Sibéria e norte da China a 1 de Agosto. O início da ocultação da Lua está previsto para as 20.36, logo a seguir ao pôr-do-sol e depois vai progredindo à medida que o astro vai mergulhando na penumbra. Às 22.11 a Lua entra no cone de sombra e o ponto máximo do eclipse dá-se às 22.15. A partir daí, na sua progressão a Lua começa a sair progressivamente da sombra e depois da zona de penumbra, até que volta a resplandecer inteira no céu. Tudo estará concluído às 23.46, pouco mais de três horas depois do início.(...)

Nenhum comentário: