segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CRIATIVIDADE E MOTIVAÇÃO


(...) "Uma criança elevadamente sobredotada não se interessa pelo que se passa numa sala de aula normal já que os desafios que lhe são colocados estão muito abaixo da sua capacidade", sustentou, à Lusa, Ricardo Monteiro, o responsável pela Universidade da Criança. O responsável defende um atendimento educacional diferenciado para crianças com o Q.I. acima de média.

Na sua perspectiva, uma criança sobredotada tem as mesmas necessidades educativas especiais que uma criança com o síndroma de Down ou autismo. Há mais dados a reter: os sobredotados mais pequenos podem ser hostilizados pelos colegas e normalmente a formação dos professores não integra abordagens pedagógicas para lidar com crianças com uma inteligência acima da média. Falar de crianças sobredotadas não se resume a focar um Q.I. superior ao normal.

Numa publicação do Ministério da Educação (ME), que tem 10 anos, abordam-se as necessidades educativas dos alunos sobredotados ao nível psicológico, social e cognitivo e realça-se a importância de uma cooperação entre a escola e a família. Nesse documento, alerta-se já para a necessidade de encontrar uma definição de sobredotação mais ampla, "que seja apoiada sobretudo nas características do desempenho manifestado pelos sujeitos nas situações da interacção que estabelecem com os outros, os objectos e os conceitos".

Há várias características a ter em conta desde a aprendizagem, a motivação, a criatividade, a liderança. A publicação do ME indicava algumas pistas para os professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de ensino. Ou seja, aceitar que as crianças e jovens são capazes de exprimir competências específicas excepcionais e proporcionar um clima de sala de aula que traduza expectativas favoráveis de sucesso e onde possam manifestar as suas diferentes capacidades. Ter em conta que os estudantes, incluindo os sobredotados, têm necessidade de momentos de jogo e de lazer; criar condições para a produção de respostas ajustadas a questões que exijam procedimentos de pesquisa; bem como ter em atenção que os sobredotados apreciam o reconhecimento e o elogio como todas as crianças e jovens.

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