terça-feira, 8 de julho de 2008

QUALIDADE ALIMENTAR NA ESCOLA

Encontro Qualidade Alimentar na Escola


Promovido pela Direcção Regional de Educação do Centro, no próximo dia 10 de Julho de 2008, para apresentação dos Manuais de Qualidade destinados a apoiar a actividade dos refeitórios e bufetes escolares.

Esta iniciativa terá lugar no Centro de Congressos de Aveiro, destinando-se a todos os agrupamentos e escolas secundárias, colégios particulares com contrato de associação, escolas profissionais, câmaras municipais e outros convidados.
Será efectuada a apresentação dos Manuais de Qualidade destinados a apoiar a actividade dos refeitórios e bufetes escolares. A documentação inclui dois manuais HACCP – um destinado ao bufete e outro ao refeitório - e outros dois manuais de boas práticas respeitantes aos sectores atrás especificados.
Estes manuais têm como objectivo apoiar o processo de implementação do HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) no âmbito do Regulamento Europeu 852/2004, fornecendo alguns meios de apoio aos estabelecimentos de ensino. Serão também distribuídos dossiers e documentação plastificada, com alguns dos procedimentos discriminados - para colocação nos locais de trabalho - visando conseguir a uniformização deste processo em todas as escolas.
A Segurança Alimentar tem vindo, paulatinamente, a assumir uma particular importância, sendo, cada vez mais, um elemento obrigatório para os consumidores. Presentemente, o grande desafio do sector alimentar é o restabelecer a confiança destes, dando-lhes a conhecer todas as medidas de prevenção e controlo utilizadas nas actividades de manuseamento e produção de alimentos. É uma das grandes preocupações partilhada pela Direcção Regional de Educação do Centro, que, por esta razão, sentiu a necessidade de produzir e disponibilizar estes materiais de apoio às escolas.


(in página da DREC)

Nenhum comentário: