segunda-feira, 21 de julho de 2008

ESTUDANTES PORTUGUESES COM MEDALHAS NAS OLÍMPIADAS INTERNACIONAIS DA MATEMÁTICA


Dois estudantes portugueses do 11º ano conquistaram medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, a decorrer desde dia 10 em Madrid, naquela que foi a segunda melhor prestação nacional de sempre.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), "duas medalhas de bronze e uma menção honrosa foram o saldo da participação portuguesa nas 49ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática", sendo este resultado "o segundo melhor do país na competição", abaixo apenas do de 2006, "quando foram conquistadas três medalhas de bronze e uma menção honrosa".

As medalhas foram obtidas por Jorge Miranda e Pedro Vieira, que concorreram contra alunos mais velhos, o que "aumenta a expectativa portuguesa para a competição de 2009", ano em que os agora galardoados poderão participar pela última vez, assinala a SPM.

Jorge Ricardo Landeira da Silva Miranda é estudante da Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, e Pedro Manuel Paços de Sousa Vieira frequenta do Externato Ribadouro, no Porto.

A menção honrosa foi para Eloísa Rebelo Grifo Pires - veterana das Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática e vencedora do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa em 2007 - que fez o 12ª ano na Escola Secundária de Domingos Sequeira, de Leiria.(...)
(in Público.pt)

Nenhum comentário: