terça-feira, 29 de junho de 2010

SÓ TEMOS METADE DOS DIPLOMADOS


O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Mariano Gago, afirmou hoje, no Porto, que Portugal tem apenas cerca de metade do número de diplomados dos países mais desenvolvidos da OCDE.
"Temos cerca de um milhão de pessoas com diploma de ensino superior. Se estivéssemos ao nível, nesse indicador, dos países mais desenvolvidos da OCDE teríamos dois milhões", sustentou Mariano Gago.(...)

O ministro acrescentou que entre o número de diplomados em Portugal (um milhão) "cerca de 600 mil não entram há mais de dez anos nas portas de instituições de ensino superior".
Assim, segundo Mariano Gago, um dos principais "desafios" é mobilizar estas pessoas no sentido da actualização de conhecimentos, uma vez que nos últimos anos, devido ao processo de Bolonha, foram introduzidas "mudanças significativas", relacionadas com a introdução da componente investigação.
"Neste momento é preciso estudar mais, é preciso voltar à escola e saber mais, porque todos sabemos que não basta abrir vagas para que venham mais estudantes nem oferecer cursos em regime pós laboral, ou investir no ensino à distância", disse.
As metas recentemente definidas pela União Europeia são de atingir globalmente, em 2020, cerca de 40 por cento da população com o grau de ensino superior, numa faixa etária entre os 30 e os 34 anos. (...)

(In Diário de Notícias)

Nenhum comentário: