sábado, 19 de junho de 2010

ESCOLA DO FUTURO

De nome E-XAMPLE, o consórcio conta com um total de 47 empresas de vários sectores, desde infra-estruturas aos conteúdos, e tem como objectivo internacionalizar o sucesso da utilização das tecnologias no sector da Educação em Portugal, com base no exemplo dos programas e-escola e e-escolinhas.
A cerimónia de apresentação e assinatura do consórcio contou com a presença do primeiro-ministro José Sócrates, que congratulou a iniciativa que considera ser «uma evolução e representa um momento de viragem». (...)



Do consórcio, apresentado hoje de manhã no final de uma conferência organizada pelo Diário Económico dedicada ao tema «A Escola do Futuro na Era da Economia Digital», fazem parte empresas como a Brandia Central, Critical Links, Edigma, JP Sá Couto, Leadership, Novabase, Porto Editora e Y-Dreams, entre outras.

O evento contou ainda com a presença de Don Tapscott, autor de diversos livros sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, que tem defendido o exemplo português como um dos melhores do mundo no que diz respeito à integração das TIC na Educação.
Programas de Portugal vistos como exemplo para Don TapscottO professor da Universidade de Toronto defendeu na sua apresentação a importância cada vez maior das tecnologias na sala de aula, sobretudo com o advento de uma nova geração, que definiu como os «nativos digitais», ou seja, as crianças que chegam à escola ou os jovens que chegam ao mercado de trabalho já a lidar com novas ferramentas, que os adultos não sabem utilizar.
Para Don Tapscott, «esta é a primeira geração em que os filhos sabem mais do que os pais», daí ser fundamental haver uma alteração nos modelos pedagógicos, para que integrem já as TIC. «Não é só a tecnologia, é uma nova forma de relação entre o professor e o estudante» que nasce com estes modelos concluiu.

(In Sol)

Nenhum comentário: