domingo, 21 de março de 2010

BIG BROTHER NA ESCOLA


Controlar os horários dos filhos, o que consomem no bar da escola, se vão à cantina ou faltam às aulas e restringir-lhes as saídas da escola e a compra de guloseimas está acessível aos pais dos alunos da Cooperativa de Ensino Ancorensis a partir de um computador.

O professor Manuel Chavarria é ajudado pelo colega Indaleto Rego, o mentor das inéditas aplicações que a Ancorensis, uma escola com cerca de mil alunos situada em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, acrescentou ao "Kiosk", um ponto de consulta do Sistema Integrado de Gestão de Escolas (SIGE), há muito difundido pelas escolas de todo o país. A partir dele, alunos, encarregados de educação, funcionários e docentes, podem aceder a toda a informação relacionada com a escola usando qualquer terminal com ligação à Internet.

No caso da Ancorensis, o sistema foi desenvolvido para além da sua oferta base. "Este sistema já o temos há dez anos mas estas novas aplicações só foram criadas este ano. Já todos os pais têm uma senha de entrada e uma password e podem, via web, fazer a marcação e anulação de refeições, verificar se os miúdos comeram na cantina, as horas de entrada e de saída deles da escola, o que consomem a nível de bar e restringir o consumo de certos produtos, como por exemplo, o de chocolate", explica Manuel Chavarria, acrescentando que, através do computador, qualquer pai pode também através do 'Kiosk' "dar autorização para que o filho tenha acesso a mais saldo no cartão para utilização no bar, cantina e papelaria". A escola dispõe de um sistema de alerta por SMS ou email para os pais serem informados que o filho faltou às aulas. (...)

Nenhum comentário: