terça-feira, 7 de abril de 2009

ENCONTRO COM PROFESSORES







No próximo dia 15 de Abril, pelas 14:30, a Câmara Municipal de Águeda vai promover no Pólo de Leitura da Biblioteca Municipal, um diálogo entre o escritor José Fanha e a classe docente do Concelho.




A Autarquia pretende com esta troca de impressões, que os professores adquiram novos exemplos, nomeadamente como incentivar e sensibilizar os alunos para a importância da leitura, enquanto instrumento de enriquecimento intelectual. Nesta era da informação é essencial incutir, tanto nas crianças como nos jovens, o valor da leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento dos indivíduos pertencentes à sociedade do conhecimento. Para tal, os professores desempenham um papel fulcral como fio condutor na transmissão desses ensinamentos.

As Bibliotecas Escolares são, actualmente, um óptimo atelier de trabalho para a promoção da leitura, onde muitos docentes desenvolvem algumas das suas actividades. A Biblioteca Municipal não fica alheia ao esforço desenvolvido por estes profissionais, e deste modo pretende dar todo o seu apoio. Neste sentido, a Câmara reconhece o valor do trabalho que José Fanha tem desenvolvido junto das escolas e das bibliotecas, ao levar a leitura e a literatura sempre mais além e ao mais alto nível. A Autarquia convidou Fanha para esta actividade, com a certeza que é a pessoa indicada para conduzir este diálogo, provavelmente informal, entre “colegas”. O escritor e poeta tem como inspiração o seu professor Sá Nogueira, que para ele “foi o grande professor da minha vida. Como professor eu gostava de ser como ele. Um homem que não ensinava. Ajudava a aprender”, certamente será esta uma das muitas mensagens que os docentes levarão deste encontro com o autor.


Quem é José Fanha: Fanha descreve-se como sendo “muito ligado à literatura para a infância e juventude (e não só), também tenho estado muito empenhado no incentivo à leitura e, portanto, muito envolvido com as bibliotecas". O professor, poeta, divulgador cultural e cidadão activo reconhece que "apesar de ser um homem de palavra e de palavras, acho-me sem saber como expressar a minha emoção", assim “por tudo isto resolvi criar um canal simples de comunicação com as bibliotecas e os seus frequentadores. É um blog e chama-se Queridas Bibliotecas http://queridasbibliotecas.blogspot.com/.



José Fanha nasceu em Lisboa, licenciou-se em Arquitectura, mas não exerce esta profissão. Professor do Ensino Secundário é, actualmente, a tempo inteiro, guionista para televisão e cinema. Poeta, declamador, autor de letras para canções e de histórias para crianças, entre muitas outras coisas, é também pintor nas horas vagas. Em 1969/1970 integrou o grupo de teatro da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico; foi fundador em 1973 e animador do grupo de teatro “Lídia a mulher tatuada e os seus actores amestrados”; participou em 1977 no concurso de televisão “ A visita da Cornélia”; colaborou nos programas de rádio “Pão com manteiga” e “Uma vez por semana”; tem colaborado periodicamente desde 1979 com João Lourenço e Vera SanPayo Lemos na adaptação de inúmeros textos teatrais desde “Baal” até à “Ópera dos três vinténs”, ambos de Bertolt Brecht.

Nenhum comentário: