
Espaço para divulgação de informação relacionada com a atividade do Centro de Formação
quinta-feira, 30 de abril de 2009
PROPOSTA DO BE - TURMAS SÓ COM 20 ALUNOS

quarta-feira, 29 de abril de 2009
terça-feira, 28 de abril de 2009
MELHORAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO
1. Recrutar os melhores candidatos
2. Melhorar o estatuto, o reconhecimento e a remuneração da profissão docente
3. Investir na formação inicial e contínua
4. Apoiar fortemente o intercâmbio de melhores práticas
5. Promover o reforço do poder de decisão ao nível da escola”
In “Relatório sobre a melhoria da qualidade da formação de professores”, Parlamento Europeu (2008)
Blog da Formação
segunda-feira, 27 de abril de 2009
O DEVER DE EDUCAR

Mudando um pouco a rota deste ciclo, propomo-nos, agora, pensar no dever de educar em áreas específicas do saber. Começamos pela Música, um dos primeiros ensinamentos da escola, e delineamos algumas perguntas para a próxima sessão:
Como tem sido encarado esse ensinamento ao longo do tempo?
Para que serve?
Que ligações estabelece com outras aprendizagens?
Qual o seu lugar nos nossos currículos?
O que se pode fazer para se educar musicalmente as crianças e os jovens?
O convidado é Manuel Rocha, músico com formação clássica e carreira diversificada, é membro da Brigada Victor Jara e professor de violino no Conservatório de Música de Coimbra. A sua cultura musical e o seu empenho na aprendizagem da Música, têm-no envolvido em vários projectos educativos.
Local: Livraria Minerva (Rua de Macau, n.º 52 - Bairro Norton de Matos), em Coimbra.
Próxima sessão: 12 de Maio.
BOLETIM DOS PROFESSORES 15

domingo, 26 de abril de 2009
D. NUNO ÁLVARES PEREIRA

Depois de na homília Bento XVI ter destacado somente as virtudes militares do Condestável Nuno Alvares Pereira, as palavras proferidas em português no "angelus" foram apenas dedicadas à sua "paixão e despojamento" porque "deu os seus bens aos mais desfavorecidos".
Numa "saudação à delegação portuguesa", que foi muito saudada pelos cerca de 2 mil peregrinos portugueses na Praça de S.Pedro, Bento XVI recordou que o novo santo, que era nobre, preferiu no fim da sua vida dar grandes ofertas aos pobres, tratando-os a todos como "membros da única família humana".
A sua história de vida é "um apelo" aos cidadãos de hoje, acrescentou Bento XVI.(...)

"Só por ordem do rei é que deixou de andar pelas ruas a pedir esmola para os pobres" e "do que o rei lhe mandava para seu sustento, distribuía tudo o que podia pelos pobres, socorrendo e assistindo na agonia aos moribundos", refere ainda o guião. (...)
sábado, 25 de abril de 2009
35 ANOS DE ABRIL

sexta-feira, 24 de abril de 2009
PORTAL PARA O UNIVERSO


Em http://www.portaltotheuniverse.org/ podemos também encontrar imagens do Sol, saber o posicionamento do telescópio espacial Hubble em directo ou ainda consultar imagens do Universo obtidas por telescópios.“O público tinha necessidade de um site como este, onde conteúdos de astronomia estão reunidos num só local e facilmente acessível”, disse Lars Lindberg Christensen, gestor do projecto, citado num comunicado de imprensa do Ano Internacional da Astronomia. A iniciativa do Ano Internacional da Astronomia quer trazer o Universo à Terra, e a criação deste site possibilitá-lo-á, abrindo a porta a estrelas e galáxias.
(In Público.pt)
quinta-feira, 23 de abril de 2009
CLASSICA DIGITALIA - UNIVERSITATIS CONIMBRIGENSIS
Helena Damião
Consultora do CFIAP
DIA MUNDIAL DO LIVRO

quarta-feira, 22 de abril de 2009
12 ANOS DE ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

terça-feira, 21 de abril de 2009
DIA MUNDIAL DA TERRA EM ÁGUEDA

AULAS DE REANIMAÇÃO NO SECUNDÁRIO

A proposta, revelou ao DN Rui Ferreira, o coordenador nacional para as doenças cardiovasculares, será entregue em breve ao Ministério da Educação. e poderá ser incluída já no próximo ano lectivo.
Rui Ferreira - que avançou ao DN esta iniciativa durante o XXX Congresso Português de Cardiologia - explicou que já estão a ser desenvolvidos conteúdos para integrar nos currículos obrigatórios dos estudantes do secundário.

Numa altura em que se aguarda a regulamentação da lei do uso de desfibrilhadores automáticos e morte súbita, que afecta centenas de portugueses por ano, o Alto Comissariado da Saúde apela à intervenção da população: "Queremos que os alunos aprendam quando devem contactar os hospitais, quando se utiliza o desfibrilhador e onde estão os equipamentos, qual o seu papel e como deve ser desencadeada acção". (...)
segunda-feira, 20 de abril de 2009
CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO

Por Portugal, e além de Maria de Lurdes Rodrigues, participam o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, e o director do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação e coordenador do Plano Tecnológico nesta área, João trocado da Mata.
domingo, 19 de abril de 2009
AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO

sexta-feira, 17 de abril de 2009
OBSERVATÓRIO DAS POLÍTICAS LOCAIS DE EDUCAÇÃO

a) Aprofundar o conhecimento teórico e empírico sobre políticas educativas locais;
terça-feira, 14 de abril de 2009
PLANO DE ACÇÃO PARA A MATEMÁTICA

- Identificação do agrupamento ou da escola, do coordenador do projecto, dos professores que integram a equipa e das turmas abrangidas;
- Diagnóstico dos resultados na disciplina da Matemática e identificação das dificuldades mais relevantes;
- Definição dos objectivos a atingir, nomeadamente nas classificações internas dos alunos e nos exames nacionais;
- Identificação das estratégias de intervenção pensadas para cada dificuldade existente, designadamente a constituição de equipas de docentes que acompanhem os alunos ao longo de um ciclo de escolaridade, momentos comuns a todos os professores envolvidos no projecto para planificação e reflexão do trabalho desenvolvido, formação específica no âmbito do novo Programa de Matemática do Ensino Básico e reforço do tempo dedicado ao trabalho na disciplina de Matemática.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
quinta-feira, 9 de abril de 2009
quarta-feira, 8 de abril de 2009
O PODER DA VÍRGULA



terça-feira, 7 de abril de 2009
ENCONTRO COM PROFESSORES



domingo, 5 de abril de 2009
PÁSCOA, AMÊNDOAS E FOLARES

Não se consegue precisar no tempo a origem da história do Folar da Páscoa. Sabe-se apenas que é muito antiga e segundo ela, uma jovem aldeã de seu nome Mariana, tinha como grande objectivo de vida, casar cedo.
Tanto rezou a Santa Catarina, que lhe surgiram dois pretendentes ao mesmo tempo: um lavrador pobre e um fidalgo rico. A única coisa que era comum aos dois era a sua beleza e juventude.
Indecisa quanto à escolha a tomar, a jovem pediu novamente ajuda a Santa Catarina.
Ambos os jovens pretendentes a pressionavam a escolher, tendo mesmo o jovem lavrador marcado o Dia de Ramos como data limite para a resposta.
Ainda segundo a lenda, no Dia de Ramos, os dois jovens pretendentes envolveram-se numa luta de morte e, Mariana acabou por se decidir pelo lavrador Amaro.
Contudo Mariana vivia preocupada e receosa porque constava que o fidalgo iria aparecer no dia de casamento para matar o seu Amaro.
Mais uma vez recorre a Santa Catarina, e ao que parece, a santa sorriu-lhe enquanto Mariana rezava.
Mais tranquila e agradecida, Mariana ofereceu flores à sua santa. Quando chegou a casa tinha em cima da mesa um bolo com ovos inteiros e as flores que tinha oferecido à santa, ao lado.
Aflita, Mariana dirigiu-se a casa de Amaro para lhe contar o sucedido, mas a este também tinha acontecido o mesmo.
Ambos pensaram que tinha sido obra do fidalgo e quando o procuraram para agradecer, constataram que a ele também tinham oferecido o mesmo.
É por isso que este bolo chamado folar se tornou numa tradição que é entendida como a celebração da reconciliação e da amizade.
Por isso no Domingo de Ramos os afilhados oferecem aos padrinhos um ramo de flores e recebem o folar no Dia de Páscoa.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
OS ADJUNTOS DO DIRECTOR
Nos agrupamentos ou escolas com um número de alunos, em regime diurno, igual ou inferior a 800 – 1 adjunto;
Nos agrupamentos ou escolas com um número de alunos, em regime diurno, superior a 800 e igual ou inferior a 1200 – 2 adjuntos;
Nos agrupamentos ou escolas com um número de alunos, em regime diurno, superior a 1200 – 3 adjuntos.
Já nos agrupamentos ou escolas com menos de 800 alunos ou com entre 800 e 1200 alunos em regime diurno, que integrem simultaneamente 100 ou mais alunos em regime nocturno, está prevista a designação de mais 1 adjunto, para além do previsto em cada uma destas duas situações.
Para mais informações, consultar o despacho que aguarda publicação no Diário da República.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
100 HORAS DE ASTRONOMIA



quarta-feira, 1 de abril de 2009
LIDAR COM A DIVERSIDADE
O retroprojector é um objecto a banir da sala de aula, completamente ultrapassado, é uma coisa arcaica. Não há nenhum aluno que se possa identificar com um retroprojector neste momento. Mas, à parte deste aspecto, a professora estava militantemente dando a sua matéria, insistindo na sua matéria a partir do retroprojector e falando, falando, falando...