quinta-feira, 22 de maio de 2008

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE


No dia 22 de Maio de 2008, comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade, dedicado este ano ao tema "Biodiversidade e Agricultura".

A escolha desta temática reflecte a importância da conservação e do uso da diversidade biológica para a segurança alimentar, nutrição e bem-estar humano e a importância da biodiversidade para a agricultura e vice-versa.

A biodiversidade é o termo utilizado para definir a variabilidade de organismos vivos, flora, fauna, fungos macroscópicos e microorganismos, abrangendo a diversidade de genes e de populações de uma espécie, a diversidade de espécies, a diversidade de interações entre espécies e a diversidade de ecossistemas.
Mais claramente falando, diversidade biológica, ou biodiversidade, refere-se à variedade de vida no planeta terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.

Os temas dos próximos anos serão:
2009 - Biodiversidade e oceanos;
2010 - Atingir os objectivos de 2010.
2010 será ainda o Ano Internacional da Biodiversidade, instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, a 20 de Dezembro de 2006, na Resolução n.º 61/203.

Nenhum comentário: