sábado, 17 de novembro de 2007

MILHO MUTANTE AUMENTA EM PORTUGAL


Em dois anos, Portugal aumentou a área de cultivo de milho transgénico em 600 por cento, representando actualmente cerca de 4500 hectares. De acordo com os dados da Associação Europeia de Bioindústrias (EuropaBio), Portugal é o quarto país da Europa com maior área de cultivo destinada a organismos geneticamente modificados (OGM).

UM ALIMENTO TRANSGÉNICO é um organismo cujo material genético (ADN) foi alterado de uma forma que não ocorre naturalmente. Permite-se desse modo a transferência de genes individuais seleccionados de um organismo para outro e também entre espécies não relacionadas.(...)

A produção de OGM na Europa limita-se a uma variedade de milho, que resiste à praga da broca. Pedro Fevereiro esclarece, a propósito, que o milho transgénico apresenta níveis de toxinas muito inferiores à variedade tradicional. “A lagarta que ataca o milho é devastadora. As galerias que se formam ficam infestadas por um fungo que produz toxinas, essas sim muito prejudiciais à saúde humana”, referiu o especialista(...)

Nenhum comentário: