quarta-feira, 3 de outubro de 2007

CONSUMO DE SUBTÂNCIAS PSICOACTIVAS E PREVENÇÃO EM MEIO ESCOLAR




Na sequência do conjunto de actividades que a Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) vem desenvolvendo no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde, nas temáticas consideradas prioritárias, e depois do lançamento do referencial Educação Alimentar em meio escolar, foi agora produzida a publicação Consumo de substâncias psicoactivas e prevenção em meio escolar". Espera-se que esta publicação, a exemplo de outras, possa ser uma ferramenta útil para a abordagem desta temática nas escolas.
"As escolas mantêm um contacto prolongado com as crianças e os jovens, num ambiente que deve ser de aprendizagem. Têm os coordenadores da educação para a saúde e todos os outros professores que devem agir como referências. Passam a ter também à disposição, para além dos diversos instrumentos curriculares e didácticos a que podiam aceder, a presente publicação. Despretensiosa, mas útil. Promotora, não de chavões, mas de elementos de reflexão.(...)
Mas a escola não pode estar sozinha nesta tarefa. As estruturas e os profissionais da saúde e da acção social são parceiros cuja disponibilidade e acessibilidade é determinante. E as famílias? As famílias são, claro está, essenciais.(...)"


(in site da DGIDC)

Nenhum comentário: