quarta-feira, 24 de outubro de 2012

COLÓQUIO


     Cada vez mais é preciso olhar a educação como um fenómeno complexo que não deve ser alvo de tomadas de posição precipitadas decorrentes de opiniões apressadas e pouco fundamentadas. Se todos são chamados a refletir sobre a educação isso deve implicar que todos devem procurar obter o conhecimento necessário à fundamentação das posições que vão assumindo. Mais do que produzir verdades inabaláveis interessa produzir e buscar conhecimentos capazes de propiciarem novos olhares sobre a realidade educativa que condiciona e determina aquilo que somos. É isso que pretendemos com este colóquio já que ele decorre do propósito de difundir conhecimento produzido por investigadores variados e com interesses diversificados no âmbito da educação. 

    Tal como indica o título do colóquio, queremos olhar para o passado e para o presente da educação e cruzar conhecimentos provenientes de estudos realizados por portugueses e brasileiros de modo a que potenciemos a nossa capacidade de análise a partir do conhecimento produzido por distintas abordagens. Sendo uma iniciativa do GRUPOEDE, ela traduz, de algum modo, o espírito deste grupo de investigação, ao abrir-se a um diálogo sem complexos entre pessoas tão empenhadas na valorização da educação quanto crentes na necessidade de dignificar a discussão sobre a mesma. 

    Nesse sentido pretendemos que este evento se insira na busca de uma reflexão serena sobre aspetos diversificados da educação, tendo em vista fomentar uma cultura pedagógica que contribua para o desenvolvimento de uma visão educativa mais estratégica e adequada a uma sociedade mais implicada numa cidadania que acentue a responsabilidade dos cidadãos perante as consequências da sua ação.

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade de Coimbra
31 de Outubro de 2012



Nenhum comentário: