quinta-feira, 3 de maio de 2012

SESSÃO DE FORMAÇÃO SOBRE TESTES E QUESTÕES DE ESCOLHA MÚLTIPLA


"As primeiras investigações sobre os exames escolares, desenvolvidas entre os anos vinte e cinquenta do século XX, evidenciaram variações importantes nas classificações atribuídas em circunstâncias de multicorrecção inter e intra-avaliadores.
O passo que, naturalmente, se seguiu foi de caráter pragmático e traduziu-se na objetivação da avaliação académica, tornando-a o mais independente possível dos juízos dos corretores. Estudaram-se, pois, medidas que permitissem verificar com precisão as prestações dos estudantes e que, em simultâneo, reduzissem ou anulassem tais juízos.
Uma dessas medidas foi o uso de questões de resposta breve em vários formatos: por exemplo, associação simples, emparelhamento, completamento de frases, resposta por pares, seleção ou escolha múltipla. (...)" (Helena Damião)

A sessão de formação decorreu no dia 2 de maio no Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela, dinamizada pela Dra. Helena Damião, professora de Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. Estiveram presentes cerca de 80 professores dos diferentes níveis de ensino.
À Dra. Helena Damião e aos professores presentes o CFIAP agradece a colaboração. 


Nenhum comentário: