As notas positivas nas provas de aferição do 1.º e 2.º ciclos desceram este ano em relação a 2010 e a percentagem de alunos com resultados insuficientes aumentou 3,9 por cento, segundo dados do Ministério da Educação (ME).
Os resultados das provas de aferição publicados na página do ME na Internet indicam que na prova de Língua Portuguesa do 1.º ciclo, o valor médio foi 68,8%, menos um por cento que em 2010.
A percentagem de alunos com resultados que traduzem um nível de desempenho insuficiente (níveis D e E) aumentou 3,9% em relação a 2010. Já no que se refere à distribuição dos resultados dos alunos com desempenhos de nível bom e muito bom (níveis A e B), observa-se um aumento do valor percentual de 10,7%.
Na prova de Língua Portuguesa do 2.º ciclo, mantém-se o mesmo valor de 2010: 64,6%. Contudo, verifica-se um aumento de 4,1% nos alunos com resultados insuficientes, mas também uma valorização do peso dos alunos com níveis A e B, cujo valor aumenta 14,1%. (...)
As provas de aferição realizaram-se pela primeira vez em 1999 e começaram por ser universais, apesar das classificações nunca terem contado para a nota final. Em 2002, passaram a ser feitas apenas por amostragem, mas por pouco tempo: em 2007, o ministério decidiu que os testes voltavam a ser aplicados a todos os estudantes do 4.º e 6.º ano de escolaridade.
(In Expresso.pt)
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